MENU
PRODUTOS

Conheça a FEBRAEC - Instituição de Indicação de Negócios de Consultorias

Prêmio Melhores Práticas em Educação Corporativa

Confira as fotos e o vídeo completo da premiação da FEBRAEC.

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

Publicado sexta, 21 de julho de 2017, às 10:57
Comunicação Empresarial – Os diferenciais da Comunicação Interna e Endomarketing

A Comunicação Estratégica é um dos aliados mais importantes das empresas quando o objetivo é favorecer o engajamento entre os funcionários, melhorar o clima organizacional e, consequentemente, reduzir o turnover.



Mas a comunicação corporativa comporta diferentes áreas – Comunicação Interna, Comunicação Externa e Endomarketing – e é importante ter claro de que forma cada uma delas pode beneficiar sua organização. Você sabe, por exemplo,



Quais são as principais diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing?



Aparentemente, pode-se pensar que são a mesma coisa, pois o público-alvo é o mesmo: o interno. Contudo, seus objetivos e suas práticas são distintos – ainda que sejam processos complementares – e identificar essas peculiaridades é fundamental quando se pretende alcançar uma comunicação interna eficiente. De modo mais objetivo, é possível afirmar que a Comunicação Interna envolve processos de informação, enquanto o Endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa.



Vamos abordar as diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing mais amplamente a seguir.



Endomarketing



As ações desenvolvidas são de relacionamento com o funcionário – como se eles fossem clientes internos -, com o objetivo de criar fidelidade, de modo que trabalhem sempre em prol da organização e que atendam melhor seus clientes finais. O Marketing Interno também visa maior integração e alinhamento entre a empresa e seu colaborador, repassando a informação com técnicas e estratégias de marketing. Entre as ações mais comuns de Endomarketing é possível destacar: peças gráficas (banner, display de mesa etc), festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras etc.



Comunicação Interna



É uma ferramenta de comunicação que somente transmite informações da instituição ou áreas afins por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus funcionários, como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho. As mensagens podem ser transmitidas por vários meios de comunicação como e-mail, newsletter, rede social corporativa, entre outros. No caso da Comunicação Interna, o engajamento se dá por autoconvencimento: a equipe consome uma informação transmitida pelos canais oficiais e toma atitudes mais engajadas com a organização. Já o Endomarketing, usa a persuasão e o convencimento do colaborador: usa-se uma campanha para mostrar a ele como é importante agir de certa forma ou adotar uma prática específica. Como falamos acima, os processos de Comunicação Interna e de Endomarketing costumam ser complementares, ou seja, uma boa estratégia de Comunicação Interna geralmente conta com um programa de Endomarketing.



E você, costuma equilibrar essas duas metodologias na sua empresa?


Publicado por Dayane Hayala
Compartilhe esta página em suas redes sociais