MENU
PRODUTOS

Conheça a FEBRAEC - Instituição de Indicação de Negócios de Consultorias

Prêmio Melhores Práticas em Educação Corporativa

Confira as fotos e o vídeo completo da premiação da FEBRAEC.

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

Publicado sexta, 05 de agosto de 2016, às 13:52
Você sabe quais as tendências em gerenciamento de projetos na área de infraestrutura e engenharia?

Tradicionalmente a área de engenharia, que engloba os grandes projetos de infraestrutura, é a responsável pela maior parte dos projetos de grande porte no Brasil. De acordo com Álvaro Camargo, consultor e professor dos cursos de MBA de Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, existem três fortes tendências em projetos de engenharia que os profissionais da área devem estar atentos: administração contratual, aumento da importância do jurídico e a questão ética.

1 - Administração contratual

Cada vez mais a área de administração contratual vai assumir uma importância estratégica. Projetos de Engenharia são sujeitos a disputas cada vez mais fortes entre contratante e contratados. Vencerá a batalha quem tiver melhor administração contratual. Isso exigirá dos profissionais de projeto um conhecimento cada vez maior de contratos e da legislação aplicável. Outra consequência é que os profissionais de projetos de engenharia precisarão, cada vez mais, serem capazes de redigir registros de ocorrências e justificar as reivindicações para compensações do desequilíbrio econômico e financeiro do projeto. Engenheiros não são exatamente conhecidos por gostarem de escrever. Outra habilidade importante relacionada à administração contratual é a capacidade de análise crítica de editais e contratos. Segundo o Prof. Álvaro Camargo, saber analisar criticamente documentos desse tipo é uma habilidade rara hoje entre os profissionais do setor. "Noto isso claramente quando ministro cursos de administração contratual e análise crítica de contratos. Poucos são os profissionais que conhecem as técnicas para ler criticamente esse tipo de documento. A análise crítica de documentos contratuais demanda a verificação de incompletudes no texto, pontos que requeiram interpretações e/ou renegociação, inconsistência entre cláusula e documentos integrantes do contrato, assim como a distribuição de risco entre as partes contratantes."

2 - Aumento da importância do Jurídico

Na medida em que as disputas contratuais aumentam, é evidente que o jurídico das empresas e especialistas nessa área terão maior importância. Não é à toa que vemos atualmente muitos advogados fazendo cursos de pós-graduação em gerenciamento de projetos ou tentando obter certificações do PMI.

3 – A questão ética

Com o advento do escândalo da Operação Lava Jato e seus desdobramentos, a questão ética está sendo colocada no centro das atenções. O Brasil sofre de forma endêmica pela falta de ética nos negócios do Estado e na área privada. Todos querem levar vantagem em tudo. E a sociedade brasileira já não mais compactua com esse tipo de prática. Isso levará a necessidade de revisar práticas arraigadas em órgãos do Estado e nas empresas, obrigando a uma maior transparência.

Publicado por Álvaro Camargo
Compartilhe esta página em suas redes sociais