MENU
PRODUTOS

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

  • Quem Somos

    Uma ideia é construída a partir de iniciativas. Por meio da proatividade e iniciativa do professor Rodnei Domingues, que tinha o ideal de unir expertises de diversos ramos da consultoria e treinamento, surgiu a Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento, carinhosamente chamada de FEBRAEC. Ao longo dos anos, ele observou as necessidades dos profissionais das empresas de consultoria e treinamento e dos próprios consultores que atuam de maneira autônoma. Com isso, sempre teve o anseio de obter mecanismos de apoio profissional, formação, participação, rica troca de experiências e marcar de maneira permanente no mercado, os valores e os princípios positivos do que é realmente uma consultoria.

    A Federação é um grupo coeso que visa desenvolver seus associados e apoiadores. Nossa principal preocupação é congregar consultores atuantes, com padrões e excelência de qualidade, desenvolver e fomentar negócios com os diversos ramos do conhecimento humano. Por isso, a ideia logo tomou corpo, trouxe novos compromissos e o desenvolvimento de uma MISSÃO, VISÃO e VALORES, que balizam nosso trabalho.

    Promover o desenvolvimento destas atividades, capacitar seus componentes, interagir com associados, clientes, universidades com foco no desenvolvimento social e econômico do Brasil. Este ideal é o que nos une, é o que dá força à FEBRAEC para se tornar referência na organização e fomento de negócios em Consultoria e Treinamento.

    Pautados em valores como ética, valorização das pessoas, transparência, satisfação, crescimento,inovação e alta performance colocamos à disposição de nossos associados um meio para atuar no mercado e auxiliar na construção de uma sociedade justa e equilibrada. Em nossos valores, ainda buscamos a atuação com responsabilidade social e de forma sustentável, a fim de garantir que as gerações futuras possam, além de desfrutar dos benefícios hoje criados, aperfeiçoar a sociedade em que estão inseridos.

    Somos FEBRAEC, zelamos pela valorização e ética profissional, qualidade em serviços e obediência às normas técnicas. Somos FEBRAEC e promovemos a organização e orientação de nossos associados, com profissionalismo, para que possam atuar com excelência e competência, atualizando suas informações, aperfeiçoando sua capacidade e produtividade. Formamos uma rede colaborativa com nossos associados, seus clientes e parceiros, com apoio e orientação na solução de problemas técnicos, jurídicos e de capacitação.

    Nossos objetivos são claros, nossa atuação é transparente e por meio de nossas atividades, congressos, simpósios, conferências, workshops, cursos e sistema de aperfeiçoamento profissional oferecemos ampla rede credenciada de benefícios e oportunidades de negócios aos associados, além de certificações com nossos padrões de qualidade.

    Venha! Torne-se um associado. Juntos somos referência em serviços de consultoria e treinamento. Nós somos a FEBRAEC.

  • O Que Fazemos

    A FEBRAEC é uma instituição sem fins lucrativos que contribui com a atividade de Consultoria e Treinamento em todo o Brasil. Para isso, atuamos em duas frentes:

    - Auxíliamos o desenvolvimento da carreira do Consultor, através de cursos, orientações, seminários, congressos, worshops e certificações. Oferecemos também a integração com a nossa rede multidisciplinar de consultores, permitindo auxilio mútuo e estimulando os contatos entre os profissionais de diversas áreas. Com isso, rompemos a condição de isolamento do consultor em sua atividade cotidiana, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional da atividade de consultoria.

    - Contribuímos com as Empresas de Consultoria, prospectando oportunidades, estimulando negócios, identificando junto ao mercado demandas e promovendo eventos que facilitem o contato dos clientes que necessitam de Serviços de Consultoria e Treinamento com nossos Associados. Oferecemos ações estruturadas de networking e mídias digitais para captação de negócios.

    Para garantir a qualidade dos serviços prestados pela FEBRAEC, contamos com convênios com as melhores Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e do exterior, além do apoio de Empresas que nos trazem suas dificuldades para que possamos juntos ampliar nossa base de conhecimento.

  • Missão, Visão e Valores

    Missão

    Promover o desenvolvimento das empresas de consultoria e treinamento por meio da capacitação profissional e da interação entre seus associados, empresas clientes, universidades e demais institutos de ensino e pesquisa, contribuindo com o aprimoramento socioeconômico do Brasil.

    Visão

    Ser uma referência nacional de organização de fomento de indicação de negócios em Consultoria e Treinamento.

    Valores:

    - Ética:
    Agir dentro de princípios éticos, firmes e íntegros, seguindo rigorosamente as normas de conduta estabelecidas pela legislação, sociedade e FEBRAEC.


    - Valorização das pessoas:
    Tratar todas as pessoas com cordialidade e respeito, independente de gênero, etnia, crenças, posicionamento político ou condição social. Construir um clima organizacional que estimule e motive as pessoas a alcançarem resultados positivos e a construírem equipes de alto desempenho.

    - Transparência:
    Compartilhar e divulgar sistematicamente informações e competências adquiridas em prol da FEBRAEC, sem ocultar fatos e informações.

    - Satisfação dos associados:
    Atender as necessidades dos associados através da compreensão dos seus respectivos clientes e do desenvolvimento de solução que atenda às expectativas da cadeia de relacionamento.

    - Crescimento, inovação e alta performance:
    Manter o foco na qualidade e na melhoria contínua. Buscar sempre padrões de excelência em todas as atividades realizadas.

    - Responsabilidade social e sustentabilidade:
    Agir sempre com responsabilidade social e atuar de forma sustentável.

  • Estatuto
  • Estrutura Organizacional

    Diretoria Estatutária

    CARGO NOME
    Presidente Rodnei Domingues
    Vice-Presidente Renato Bottini
    Diretor Executivo Ivan Bezerra
    Diretora Financeiro Paula Acirón
    Diretor Eventos e Comunicação Eduardo Faddul
    Conselheiro Fiscal Álvaro Camargo
    Conselheiro Fiscal Paulo Sergio Galvão
    Conselheiro Fiscal Rogério Lopes Junior
    Conselheiro Fiscal Suplente Moacyr Leite da Silva
    Conselheiro Fiscal Suplente Robson Lancaster Torres
    Associado Fundador Valentim Rogério Bueno

    Diretorias Regionais

    CIDADE - ESTADO NOME
    Belo Horizonte – MG Veronica Loscha
    Manaus – AM Marcio Marques Gonçalves
    Recife – PE Roberta Iglesias Souza
    Rio de Janeiro – RJ João Cosenza
    Fortaleza - CE Francílio Dourado Filho

    Coordenadores Especialistas

    AREA ESPECIALISTA
    Coordenador de Projetos Alvaro Bueno Camargo
    Coordenador de Processos Ivan Bezerra
    Coordenador de Vendas B2B Luiz Faddul Biafora
    Coordenador de Controladoria

    Anezio Fontana

    Coordenador de T.I. Moacyr Leite da Silva
    Coordenador de Liderança e G. Pessoas Paulo Sergio Galvão
    Coordenador da Qualidade Renato Bottini
    Coordenador Jurídico Robson Lancaster Torres
    Coordenador de Pesquisas Rodnei Domingues
    Coordenador de Varejo Rogério Lopes Junior
    Coordenador de Marketing Digital Valentim Rogerio Bueno
    Coordenadora de RH Corporativo Daniela Tamassia
    Coordenadora de Eventos Corporativos Dayane Hayala
    Coordenador de Energias Sustentáveis Cleber Giorgetti
    Coordenadora de Tributos Paula Aciron
    Coordenador de Franquias Roberto Guarda
    Coordenador de Canvas Empresarial Werner K. P. Kugelmeier
    Coordenador de M&A- Fusões e Aquisições Romeu Costa Batista
    Coordenador da área de Cadeia de Suprimentos Roberto Jerger Fialkovits
    Coordenador de BIM Building Information Modeling Rafael Giovannini Maccheronio
    Coordenadora da área de Ouvidoria Adriana Eugênia Alvim Barreiro

    Coordenadores por Segmento

    SEGMENTO ESPECIALISTA
    Coordenador para o Mercado farmacêutico Valdomiro Rodrigues
    Coordenadora da área de Construção Civil Neide Teixeira
    Coordenador de Relações com Setor Público Adalberto Leal
    Coordenador para a Indústria de Autopeças Marcelo Domingues
    • Diretoria Estatutária
      • Álvaro Camargo

        Álvaro Antônio Bueno de Camargo

        Conselheiro Fiscal da FEBRAEC e Coordenador de Projetos

        Profissional com 36 anos de experiência nas áreas de Gestão Estratégica de Negócios e Projetos Empresariais com atuações em Consultoria e Treinamento no Japão, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Argentina e Angola em diversas áreas como, por exemplo, varejo, engenharia, indústria, energia e projetos militares. Autor de livros e artigos científicos. Professor e palestrante. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Certificado como PMP (Project Management Professional). MBA em Administração de Projetos pela FIA - Fundação do Instituto de Administração (FIA/USP). Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em Gestão de Informações pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Paulista. Possui diversos cursos de aperfeiçoamento técnico no Brasil e no exterior. Sua carteira de clientes de consultoria inclui empresas como Caixa Econômica Federal, Camargo Corrêa, Coca-Cola, Eletronorte, Embratel, Dufry, Merck Sharp & Dome, Novartis, Odebrecht, Rede Globo, Roche e Syngenta.

        Entrevistas e artigos na imprensa

        Álvaro Camargo é citado com frequência na mídia a respeito de questões relacionadas com Gerenciamento de Projetos Estratégicos. A relação completa dos links de entrevistas e artigos publicados na imprensa está localizada em https://alvarocamargo.wordpress.com/alvaro-camargo-na-imprensa/. Álvaro Camargo também é colunista do site www.pmkb.com.br, especializado em Gerenciamento de Projetos.

      • Eduardo Faddul

        Eduardo FaddulDiretor de Comunicação e Eventos da FEBRAEC e Coordenador de Vendas B2B

        Com mais de 25 anos de atuação nas áreas de Marketing e Vendas, Eduardo Faddul é diretor de comunicação e marketing da FEBRAEC e gestor de projetos na Direct Link Consultoria de Vendas, especializada na estruturação, fusão e implantação de áreascomerciais.

        Já foi consultor associado da Franquality, consultoria especializada em Gestão de RH, e Gerente de Marketing da Cia Ultragaz S/A, na área de Canais de Vendas. Atuou também como docente no curso de extensão universitária da Unicamp para formação de Gestores de Centrais de Atendimento e Telemarketing.

        Atualmente, tem desenvolvido trabalhos com foco na melhoria de performance da gestão de equipes comerciais e de atendimento em projetos orientados para gestão dos canais de vendas, automação da força de vendas, implantação de área comerciais, fusão de equipes de vendas, gestão da carteira de clientes, pricing, CRM, call center, treinamentos e palestras. Nessas áreas, atuou como consultor em empresas como: Unilever, Microsoft, BCP, Alpargatas, Comsat, Sherwin-Williams, Unisal, Escriba, Testo, Peugeot, CIV, Cimpor, Dekra, Supergasbrás, Credsystem, CAB, Cimar, CBVP, Elizabeth, Dekra, Embraer etc.

      • Ivan Bezerra

        Ivan Bezerra

        Diretor Executivo da FEBRAEC e Coordenador de Processos

        Profissional com mais de 33 anos de experiência nas áreas de Produção, Logística, Qualidade e Engenharia Industrial atuando em empresas multinacionais de grande porte nos segmentos alimentício, eletroeletrônico, automotivo e plástico.

        Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Campinas (Unicamp), com pós- graduação em Gestão e Estratégia de Empresas pelo Instituto de Economia da Unicamp, e especialização em “Lean Manufacturing” (Produção Enxuta) pela FEM – Unicamp.

        Atuou como gerente de manufatura pelo grupo Unilever (planta do segmento alimentício) sendo responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva, destacando áreas como PPCP, Manutenção, Processos/Operação, Qualidade e Desenvolvimento de novos produtos.

        Como instrutor e consultor de Lean Manufacturing, TPM e Gestão de Projetos, atuou em conceituadas empresas como: Nestlé, Unilever, Ford (Camaçari-Bahia – Dow Automotive), Fiat, Itautec, Eucatex, Tigre, Alstom, 3M, Sandvik, Nokia, Motorola, Goodyear, Banco Itaú, Expresso Limeira, Neoplastic, Condumax, Voith, entre outras.

        O profissional também possui formação de auditor líder do Sistema de Gestão da Qualidade NBR / ISO 9001 e Gestão Ambiental NBR / 14001. Já atuou como auditor especialista em Auditoria na Siemens, São Paulo.

      • Moacyr Leite da Silva

        Moacyr Leite SilvaConselheiro Fiscal Suplente da FEBRAEC e Coordenador de T.I.

        Com mais de 30 anos de experiência em gestão, treinamento e prestação de serviços de TI, Moacyr é diretor de tecnologia e membro do Conselho Fiscal da FEBRAEC. Fundador e diretor executivo da AKADNYX, empresa especialista em serviços e suporte de TI, tem extenso conhecimento no setor de pequenas e médias empresas e atuou com essas organizações para aplicar a tecnologia na otimização dos seus negócios e na criação de valor.

        Atuou também como instrutor certificado para currículo de treinamentos oficias para grandes fabricantes como Novell, Microsoft, Cisco, além de realizar treinamentos de plataformas Linux e de Redes IP.

      • Paulo Sergio Galvão

        Paulo Sergio Galvão

        Conselheiro Fiscal da FEBRAEC e Coordenador de Liderança e Gestão de Pessoas

        Sócio-proprietário da Galileo Treinamentos. Professor, pedagogo, pós-graduado em Relações Interpessoais pela Mackenzie, Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute, credenciado para aplicação do Instrumento MBTI.

        Trabalhou na Mercedes-Benz do Brasil, nas áreas de Qualidade e Recursos Humanos. Experiência em projetos de Gestão de Pessoas, T&D, Gestão da Qualidade Total, Implantação de Grupos Semi-autônomos (GSA’s), Workshops, Team Building, Coaching.

        Professor de pós-graduação do curso Gestão da Manutenção e de Ativos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI.

        Premiado no HR Values Award 2008, concurso de amplitude mundial patrocinado pelo Grupo Daimler, pelo desenvolvimento e aplicação de workshops para gestores da Mercedes-Benz do Brasil, como a melhor prática para a disseminação e vivência dos valores corporativos do Grupo Daimler.

        Ministrou palestras como convidado em mais de trinta entidades como universidades, indústrias, sindicatos e outras organizações: Fundação Vanzolini, PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, UNESP Bauru – Faculdade de Engenharia, Avon, Unilever Best Foods, ABB, Exército Brasileiro, Johnson & Johnson e SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.

      • Paula Acirón

        Paula AcirónDiretora Financeira

        Advogada atuante há 20 anos e especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP, possui mais duas pós-graduações Latu Sensu. Diretora financeira da FEBRAEC e sócia do escritório Lancaster, Torres e Loureiro Advogados Associados, atuando na gestão e consultoria de Associações, Cooperativas e Organizações do Terceiro Setor.

        Exerceu cargo de gerência jurídica no escritório Braga e Moreno Consultores e Advogados, escritório especializado em Direito Tributário, prestando serviços especializados para grandes empresas nacionais e estrangeiras, como a Valeo, Nestlé, Copagaz, Schincariol e outras.

        Ministrou diversas palestras direcionadas para formação de gestores e empresários na área de Direito Tributário e de prática de tributos e suas apurações.

        Atualmente, vem atuando como consultora jurídica de diversas Associações, Cooperativas e Entidades do Terceiro Setor, prestando serviços de instituição, estruturação e planejamento societário e tributário.

      • Renato Bottini
        Renato Bottini

        Vice-Presidente da FEBRAEC e Coordenador da Qualidade

        Graduado em Engenharia Eletrônica pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e pós-graduado em Sistemas Digitais também pela FEI.

        Especialista em Engenharia Ambiental pela Unicamp e PhD – Quality Management pela BSU (Breyer State University Alabama), nos Estados Unidos.

        Certificado pelo PMI (Project Management Professional) como Project Management Professional (PMP).

        Atua na Consultoria de Sistemas de Gestão da Qualidade/Ambiental/Segurança e Saúde Ocupacional e Gestão de Projetos.

        Exerce atividades de docência como professor doutor e pesquisador no Laboratório de Processos Químicos e Gestão Empresarial da FEQ-Unicamp (Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas).

      • Robson Lancaster de Torres

        Robson Lancaster de Torres

        Conselheiro Fiscal Suplente da FEBRAEC e Coordenador Jurídico

        Advogado, mediador e árbitro. Profissional com 23 anos de experiência na área jurídica, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, atua em Direito Empresarial nas áreas cível, comercial, societário e contratos.

        Especialista em negócios e solução de conflitos por meio da mediação e arbitragem, além dos aspectos negociais da atividade empresarial, formação de contratos e outros eventos.

        Desenvolve projetos e atividades na área jurídica e consultoria para formação de empresas e diversos perfis societários, além de cooperativas e instituições associativas, sejam de interesse e atividades econômicas à Organizações Não Governamentais de interesse social. Palestrante e consultor jurídico.

      • Rodnei Domingues
        Rodnei Domingues - presidente da FEBRAEC

        Presidente da FEBRAEC e Coordenador de Pesquisas

        Graduado em administração de empresas e economia, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, possui especialização em Marketing pela Universidade de Toronto, em Gestão Empresarial pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e em Metodologia de Pesquisa pela New York University.

        Foi executivo das empresas Saint Gobain, Revlon Inc, e SHELL Petróleo e sócio diretor da EMBRADEM - Empresa Brasileira de Desenvolvimento de Mercados, membro fundador do CPDEC – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada e sócio e CEO do Axxus Institute, com sede no Brasil e em Nova York.

        Foi professor de cursos de extensão e especialização da UNICAMP, da Fundação Dom Cabral e da FIA Fundação Instituto Administração.

        Prestou serviços de consultoria, pesquisa e treinamento nas empresas:

        3M, Banco Itaú, BIC, Claro, CPFL, Elektro, Engemix, Filtros Mann, Henkel, Hypermarcas, International Paper do Brasil, ITW, Klüeber, Kodak, Louis Vuitton, Meritor, Natura Cosméticos, Petrobras, Robert Bosch, Roche, Saint Gobain, Sandoz, Tetra Pak Embalagens, Tintas Coral, Tubos Tigre, UPS Logistics, Vale, Valeo, Villares Metals, VIVO, Votocel Votorantim, Wabco.

        Colaborador de jornais e revistas especializadas.

        Conferencista convidado em diversos congressos e seminário.

      • Rogério Lopes Junior
        Rogério Lopes Junior

        Conselheiro Fiscal da FEBRAEC e Coordenador de Varejo

        Graduado em Administração de Empresas e em Farmácia Industrial com habilitação em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de Sorocaba. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba.

        Diretor e farmacêutico da Drogaria Santana Sorocaba Ltda. Conselheiro na Febrafar, diretor administrativo da Bigfort Farmácias e diretor de Varejo na FEBRAEC.

        Presidiu a Rede Farmafort e a cooperativa Coopfort. É consultor independente, especialista na criação, gestão de associações, cooperativas de varejo. Ministra cursos no CRF-SP, na Febrafar e na Unip Sorocaba (pós-graduação).

        Especialista em Marketing do Comércio Varejista de Medicamentos. Tem experiência na área de Gestão de Empresas do Varejo. Ministra palestras, cursos e workshops sobre diversos temas da área.

      • Valentim Rogerio Bueno
        VALENTIM ROGERIO BUENO


        Associado Fundador da FEBRAEC e Coordenador de Marketing Digital

        Sócio-proprietário da Agenzzia, agência especializada em Marketing Digital, Valentim Bueno possui mais de 20 anos de experiência em Internet. Ao longo dos anos, acompanhou as mais diversas fases da evolução da web: internet acadêmica, conexões discadas e banda larga. Adquiriu ampla experiência na produção e otimização de sites (SEO) com o objetivo de melhorar o desempenho de seus clientes nos principais sites de buscas (Google e Bing).

        Atualmente, mantém o foco no Marketing Digital. Na Agenzzia, trabalha com o desenvolvimento de sites institucionais, sites de catálogos de produtos, lojas virtuais, planejamento estratégico, gerenciamento de mídias sociais e anúncios patrocinados no Facebook e Google AdWords. Graças à sua ampla experiência em propagandas pagas, adquiriu o selo Google Partner.

        No portfólio da sua agência, possui mais de 1300 projetos concluídos, 600 sites ativos, 1 milhão de pageviews por mês, 100 mil páginas ativas e 110 mil leads por ano em formulários preenchidos. Para a manutenção de sites, desenvolveu a plataforma DinamicSite - sistema onde o cliente possui total autonomia para atualizar o próprio website, sem a necessidade de conhecimento específico em informática.

        Consultor especializado em Internet. Graduado em Eletrônica Industrial. Professor de segundo grau e ensino superior.

        Mais informações:

        Agenzzia: http://www.agenzzia.com.br

        DinamicSite: http://www.dinamicsite.com.br

    • Diretoria Regional
      • Francílio Dourado Filho


        Diretor Regional do Ceará da FEBRAEC

        Mestre em Administração de Empresas com foco em Estratégia, Empreendedorismo e Gestão Empresarial; Especialista em Marketing com ênfase em Marketing de Experiências; Graduado em Engenharia Civil; Formação em Personal & Professional Coaching; Consultor Organizacional para as áreas de Estratégia Empresarial, Marketing Estratégico, Gestão Social e Sustentabilidade; Empresário Sócio-Diretor da E2 Estratégias Empresariais, professor universitário, pesquisador, palestrante, coach e escritor com mais de uma dezena de livros publicados.

      • João Cosenza

        João Consenza

        Diretor Regional do Rio de Janeiro da FEBRAEC

        Diretor regional da FEBRAEC. Advisor em Desenvolvimento de Negócios na Monteiro de Castro Advogados.

        Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal Fluminense. MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC. Palestrante e consultor de empresas. Já atuou como executivo sênior da Shell Brasil, Grupo Wilson, Sons. Fundador do Instituto Gestão Consciente. Membro do Institute of Coaching at McLean Hospital - Harvard Medical School affiliate. Life, Executive & Business Coach - Febracis/Florida Christian University.

      • Márcio Marques Gonçalves

         Márcio Marques Gonçalves Diretor Regional de Manaus da FEBRAEC:

        Contador, regularmente inscrito no CRC/AM sob o no. RO 004784/O-0 T-AM e no Reg. Conselho Nacional de Peritos Judiciais - CONPEJ nº.: 015.00.0268, desta forma, além de ser Contador, como acima mencionado, possuo uma carreira ascendente como executivo de instituições públicas e/ou privadas, bem como em institutos de pesquisa e inovação tecnológica (Fucapi: 1998 a 2012), analisando, executando, planejando e elaborando orçamentos de projetos e negócios de alto valor agregado. Elaborando e gerindo planos orçamentários, planos econômico-financeiros, planos estratégicos de curto e longo prazo, núcleo de projetos de parceria público-privada-PPP (SEPLAN: 2013 a 2015), projetos de implantação de OS (organizações sociais), Centros de Processamentos de Dados, projetos de modernização, centros de produção de treinamentos, cursos de Extensão Universitária, Pós-Graduação e cursos livres para a comunidade.

        Formado em Ciências Contábeis pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC-RO), Tecnólogo de Nível Superior em Processamento de Dados pela UTAM/EST-UEA, com um Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica da Produção pela FT-UFAM, Pós-Graduado em Gestão Econômico-Financeira pela AVEC/USP-SP, MBA Internacional em Inovação em Negócios pela University of New Mexico - UNM-USA/Fucapi, e ainda possuo uma certificação internacional em PMP – Project Management Institute pelo PMI.

        Desde 2012 proprietário da M M Gonçalves Consultoria Empresarial.

        Desde 2002, sou Professor de nível superior ministrando disciplinas de Empreendedorismo em Jogos Digitais, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Fiscal e Tributária, Contabilidade Pública, Contabilidade Avançada, Auditoria, Controladoria, Gerenciamento de Projetos, Inglês Técnico – Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis em Língua Estrangeira - IFRS tanto para cursos de Graduação quanto para cursos de Pós-Graduação, em faculdades com a UEA/EST, UNINORTE-Laureate, Faculdade Martha Falcão (FMF-DeVry Brasil), Faculdade La Salle, Faculdade Dom Bosco, Faculdade Fucapi, em Manaus-AM, UNINORTE – Rio Branco/AC, FATEC - Porto Velho/RO, AVEC – Vilhena/RO.

      • Roberta Iglesias
        Roberta Iglesias

        Diretora Regional de Recife da FEBRAEC:

        Formação em gestão ambiental e perícias judiciais. Engenheira civil, com experiência em fiscalização, gerenciamento e controle de obras. Atuou como responsável nas áreas de administração de contratos de grande porte em fábricas e refinarias.

        Profissional experiente na elaboração de propostas técnicas para concorrências públicas e sólidos conhecimentos da legislação de licitações, convênios e contratos, portarias e instruções normativas dos órgãos federais.

        Desenvolve manuais técnicos e administrativos a nível corporativo. Atualmente, trabalha na área de aprovação de projetos em ministérios.

      • Verônica Bistene Salas Loscha

        Verônica Bistene Salas Loscha

        Diretora Regional de Minas Gerais da FEBRAEC:

        Graduação em Psicologia com ênfase em Organizacional PUC/MG, em Belo Horizonte, Minas Gerais. MBA em Gestão de Pessoas FEAD Belo Horizonte, em Minas Gerais (2004).

        Carreira consolidada na área de Recursos Humanos, com experiência profissional adquirida em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, do segmento industrial, serviços e consultoria.

        Experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos (treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, organização, relações trabalhistas, sindicais, comunicação interna e sustentabilidade, segurança e medicina do trabalho, remuneração e benefícios, administração de pessoal, gestão da mudança organizacional, portaria, refeitório).

        Responsável pela implantação de diversos projetos na área, com vivência internacional. Atuação como Business Partner, atuando na gestão do clima e obtenção de resultados para o negócio.

    • Coordenadores
      Área Especialista
      Coordenador de Projetos Álvaro Camargo
      Coordenador de Processos Ivan Bezerra
      Coordenador de Vendas B2B Luiz Faddul Biafora
      Coordenador de Controladoria Anezio Fontana
      Coordenador de T.I. Moacyr Leite da Silva
      Coordenador de Liderança e G. Pessoas Paulo Sergio Galvão
      Coordenador de Qualidade Renato Bottini
      Coordenador Jurídico Robson Lancaster Torres
      Coordenador de Pesquisas Rodnei Domingues
      Coordenador de Varejo Rogério Lopes Junior
      Coordenador de Marketing Digital Valentim Rogério Bueno
      Coordenador de RH Corporativo Daniela Tamássia
      Coordenador de Eventos Corporativos Dayane Hayala
      Coordenador de Energias Sustentáveis Cleber Girogetti
      Coordenador de Tributos Paula Aciron
      Coordenador de Franquias Roberto Guarda
      Coordenador de Canvas Empresarial Werner K. P. Kugelmeier
      Coordenador de M&A- Fusões e Aquisições Romeu Costa Batista
      Coordenador da área de Cadeia de Suprimentos Roberto Jerger Fialkovits
      Coordenador de BIM Building Information Modeling Rafael Giovannini Maccheronio
      Segmento Especialista
      Coordenador para Mercado Farmacêutico Valdomiro Rodrigues
      Coordenadora da área da Construção Civil Neide Teixeira
      Coordenador de Relações com Setor Público Adalberto Leal
      Coordenador para Indústria de Autopeças Marcelo Domingues
      • Adriana Eugênia Alvim Barreiro

        Adriana Eugênia Alvim BarreiroCoordenadora da área de Ouvidoria da FEBRAEC

        Graduada em Pedagogia, pós-graduada em “Ouvidoria Pública e Privada no Brasil” pelo Instituto de Economia da Unicamp e especialista em “Gestão de Universidades Pública” pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

        Foi responsável pelo projeto e pela implantação da Ouvidoria do Hospital da Mulher - Caism – Unicamp no período de 2000 a 2003.

        Ouvidora Geral da Unicamp no período de 2003 a 2017, tendo sido responsável também pelo projeto e implantação desse órgão.

        Atuou como consultora no projeto de reestruturação da Ouvidoria parlamentar da Câmara dos Deputados de Brasília em Convênio de Cooperação assinado com a Unicamp.

        Atualmente, é Diretora de Pesquisa e Publicação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman- ABO Nacional e Presidente do Conselho Deliberativo da ABO – Seção São Paulo. É membro da comissão científica da “Revista Científica da ABO”. Vice-presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU/Região Sudeste.

        É Mediadora para resolução de conflitos, tendo sido capacitada e credenciada pelo DRC - The Dispute and Resolution Center of Washtenaw and Livingstone - Michigan/ Estados Unidos.

        É membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Moral - GEPEM da Faculdade de Educação da Unicamp e associada da International Ombusdman Association - IOA

        Autora e organizadora dos livros: “Ouvidoria Pública e Privada no Brasil: Avanços e Perspectivas” pela Unicamp e “A Ouvidoria Brasileira: o cidadão e as instituições”, edição comemorativa dos 20 anos da ABO.

      • Anezio Fontana Junior

        Coordenador de Controladoria

        Possui 32 anos de sólida vivência na área financeira em empresas multinacionais e nacionais, com atuação em departamentos de controladoria com gerenciamento e análise de resultados, atuando nas áreas comerciais, produção, além dos departamentos da própria área financeira. Desenvolvia cenários macro e microeconômicos para estudos orçamentários de curto, médio e longo prazos oferecendo suporte a alta direção para as tomadas de decisões.

        A partir de 2013, cria a empresa de consultoria Nomos, com foco em micros e pequenas empresas, oferecendo suporte administrativo e financeiro para empresas que buscam melhores processos de gestão e planejamento de seu negócio.

        - Graduado em Economia pela Universidade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC).

        - Especialização em Administração e Gerenciamento de Custos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

        - Especialização em Gestão Financeira

        - Coordenador de Controladoria da FEBRAEC - Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento

        - Diretor da Nomos – Gestão e Planejamento Empresarial Ltda

      • Cleber Giorgetti

        Cleber GiorgettiCoordenador de Energias Sustentáveis

        Consultor, Palestrante, Empreendedor em Tecnologias da Informação e Comunicação, Marketing Digital e Energias Renováveis. Mentor e Conselheiro de Start-Ups. Vice-Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região – CCC&R. Coordenador do Segmento de Energias Renováveis da Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento – FEBRAEC. Ministra aulas de TIC para ONGs no Instituto GESC/FIA.

        Atuando desde 1986 em Tecnologia da Informação, desde 1993 em Telecomunicações e desde 2013 em Energia. Ocupou posições executivas nas multinacionais CISCO, NEC e AVAYA, em São Paulo, e no GENIUS Instituto de Tecnologia, em Manaus, bem como posições técnicas nas multinacionais LUCENT, BELL LABS e AT&T, nos Estados Unidos, onde viveu por 6 anos, inventou e registrou duas patentes.

        Mestre em Administração e Marketing pela Universidade do Colorado/EUA. Engenheiro Elétrico pela UNICAMP. Programa de Desenvolvimento de Liderança pela Fundação Dom Cabral.

      • Daniela Tamássia

        Daniela TamássiaCoordenadora de RH Corporativo

        Formada em Direito pela Unicid e pós-graduada em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, com certificações em Entrevistas Estruturadas por Competências, O Papel de Recursos Humanos como Agente da Mudança, Personality & Hability Assessment Course e Programa de Certificação da Ferramenta Hogan.
        Conta com 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, realizando trabalhos em diversos segmentos e instituições governamentais atuando em desenvolvimento organizacional e estruturação dos subsistemas da área de Recursos Humanos, incluindo clima e cultura organizacional, gestão por competências, plano de sucessão, treinamento e desenvolvimento, definição e redesenho de processos, recrutamento e seleção e remuneração.
        Atua fortemente com o gerenciamento de desafios e foco em organização por competências, relacionamento interpessoal e estruturação de time baseada em abordagem orientada a resultados.

      • Dayane Hayala

        Dayane Hayala

        Coordenadora de Comunicação e Eventos Corporativos

        Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade PucCampinas - SP.

        Especialista Internacional em Coaching - Life and Business pela Bliss Group.Inc. Flórida –USA.

        Diretora na Hayala Consultoria e Coaching desde 2013.

        Consultora de Comunicação Empresarial, especializada em Endomarketing | Gestão da Mudança | Gerenciamento de Crises e Antecipação de tendências.

        Coordenadora de Comunicação e Eventos Corporativos na FEBRAEC - Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento.

        Ministradora de Treinamentos de Vendas e Atendimento ao Público e ao Cliente.

        Autora do Curso: Atitude e Orientação Profissional

        Palestrante Motivacional e de Coaching

        Com 15 anos de experiência na área comercial vendas e negociação, como Executiva, Coordenadora de vendas e Gestão de Pessoas, atuando em grandes Multinacionais.

      • Marcelo Domingues

        Marcelo DominguesCoordenador para a Indústria de Autopeças

        Atua como consultor, interim manager, coach e professor executivo em Pos-Adm (FGV).

        Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, especialização em Gestão de Empresas pelo Instituto de Economia da UNICAMP e MBA Executivo pela Indiana University South Bend, USA em conjunto com Robert Bosch.

        Profissional com 28 anos de experiência no segmento automotivo de autopeças tendo trabalhado na Bendix, AlliedSignal, Bosch e Chassis Brakes International, onde ocupou posições de gerente de projetos, supply chain, qualidade, operações e, por fim, a presidência regional no Brasil.

        Foi vice-presidente do comitê estratégico automotivo na AmCham, onde ministrou palestras de Gestão para Produtividade e Competitividade.

        Possui certificação Master Black Belt pela Six Sigma Academy (Dr. MikelHarry) em Phoenix (Arizona), Jonah em Teoria das Restrições pelo Avraham Goldratt Institute. Foi gerente de divisão para Melhoria Contínua na Bosch North America, onde contou com suporte/coaching do Kaizen Institute of America.

      • Neide Teixeira

        Neide TeixeiraCoordenadora da Área da Construção Civil

        Consultora nas áreas de Engenharia e Gestão na SegConstrução e Owner na ITS Consultoria.

        Engenheira Civil pela FESP - Faculdade de Engenharia de São Paulo -, Gestora de Negócios e Projetos (PMI) pela FIA – Fundação Instituto de Administração e Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Mentoring pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

        Desde 1990, atua na área de construção civil na área funcional e na gestão de contratos de obras públicas: elaboração de orçamentos, elaboração de propostas comerciais para concorrências públicas e privadas, gestão de planejamento, acompanhamento de obras, gestão de custos, medições, reequilíbrios de contratos, formação e gestão de equipes.

        Docente em cursos de graduação em disciplinas na área da engenharia, custos e administração e em cursos rápidos de orçamento de obras e de capacitação de engenheiros em início de carreira.

      • Rafael Giovannini Maccheronio

        Coordenador de BIM Building Information Modeling

        Sócio-Proprietário da Studio 7 Projetos e professor Zigurat, no 1º Master BIM Internacional em Língua Portuguesa. Arquiteto e Urbanista pela Universidade São Judas Tadeu. Pesquisador e usuário de BIM desde 2005; Atualmente, cursa MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

        É Membro do CEE134 – Grupo de Trabalho, Componentes BIM para o Brasil e Membro do CEE134 - Comissão Especial de Estudos sobre Modelagem de Informação da Construção (BIM) da ABNT.

        Instrutor e Consultor BIM com certificação Autodesk em nível Professional. Durante 8 anos, atuou no canal de revendas Autodesk, participando como ouvinte e palestrante no evento Autodesk University – Las Vegas (2009, 2010, 2011, 2012 e 2014).

        Dentre os projetos realizados, destacam-se as implementações de processos BIM nas empresas: Gafisa S.A. (implementação em 02 projetos residenciais, totalizando 11 equipes simultâneas); Engevix (projetos de aeroportos e estações do Metrô/SP);
        L+M GETS (projetos hospitalares); Libercon (projetos de centros de distribuição);
        L&M Engenharia/Aceco TI (projetos de data centers); JNS Engenharia (projetos de estações de tratamento de água); Renata Marques Arquitetura (gerenciamento de projetos civis); Studio MK27 (projetos residenciais).

      • Roberto Barros Guarda

        Coordenador de Franquias

        Profissional com 29 anos de experiência na área de vendas, negócios em multinacionais de grande porte. Nos últimos 5 anos, atua no mercado de franquias, desenvolvimento de redes, formatação de equipe externa.
        Experiência em treinamento, desenvolvimento e motivação de equipes
        Expertise na análise e rentabilização de metro quadrado de postos de serviços e aumento da performance com foco na rentabilidade.
        Responsável pela estruturação da área de franquia de GLP, no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.
        Sólida vivência na formatação de franquia no varejo. Forte experiência na avaliação e negociação cruzada de pontos comerciais, realizando interface com áreas jurídicas e tomadores de decisão para estabelecimento de contratos.

      • Roberto Jerger Fialkovits

        Coordenador em Gestão da Cadeia de Suprimentos

        Atua como consultor nas áreas de Logística Empresarial e Internacional, Negociação e Gestão de Conflitos, Estratégia de Negócios e Reestruturação de Empresas. É professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas e BBS Business School, lecionando em todo Brasil e na Unidade de Luanda, em Angola.

        Mestre e Doutorando em “Business Administration” pela Flórida Christian University. MBA Executivo pela BBS Business School (Brasil) e pela University of Richmond (Virginia, EUA), pós-graduado em Engenharia de Produção de Papel e Celulose pela Faculdade de Química Oswaldo Cruz, extensão em Administração de Produção pela FGV e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz.

        Desenvolveu sua carreira em empresas de mídia, alimentos e bebidas. Possui larga experiência em Negociações Internacionais, Cadeia de Suprimentos, Logística Internacional e Processos de Aquisições. Trabalhou na “ExpandGroup” como COO, atuando no segmento de bebidas e alimentos. Trabalhou no Grupo “O Estado de S. Paulo” (constituído por cinco empresas) como Diretor de Suprimentos Corporativos. Trabalhou no “Grupo Abril” e gerenciou processos de produção.

      • Romeu Costa Batista

        Coordenador de M&A – Fusões e Aquisições

        É sócio-fundador da empresa Blue Maker Gestão de Negócios (2012) com a proposta de fornecer assessoria para pequenas e médias empresas nas áreas de Fusões e Aquisições.

        Foi sócio-fundador também das empresas Blue Maker Representação (2011) e Blue Tec Industrial Ltda (1996).

        Em 2010, inaugurou a diretoria de telemetria da Gristec – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento -, permanecendo nela até sua saída da Blue Tec, em 2011.

        Na Blue Tec, foi por 13 anos o principal gestor das áreas administrativa e comercial - a empresa foi a única classificada duas vezes consecutivas pela Ciesp com o 1º lugar em Excelência Empresarial.

        Antes de empreender, Romeu trabalhou na Shell Brasil (1975 a 1996) e na Suzano de Papel e Celulose (1973 a 1975), atuando em ambas as empresas nas áreas de Marketing e Comercial.

        Romeu é formado em Administração pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes (SP) e pós-graduado em Marketing pelo CEAPOG-IMES – Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul (SP).

      • Valdomiro Rodrigues

        Valdomiro RodriguesCoordenador para o Mercado Farmacêutico

        Profissional com 36 anos de experiência em indústrias multinacionais nas áreas comercial, vendas, geração de demanda, promoção médica, inteligência de mercado, administração de vendas, gestão e liderança de equipes de vendas e de promoção médica, trade marketing, treinamento de equipe e gestão de canais de distribuição do setor farma.

        Forte atuação na estruturação e na definição de canais de vendas, elaboração de planos de selling-in e sell-out, construção de políticas comerciais e definição de KPIs relativos às áreas comercial, de gestão de estoques e financeira.

        Participação efetiva nas definições de políticas comerciais nos canais e validação no sistema integrado SAP/R3.

        Forte relacionamento com grupo gerencial dos distribuidores e principais redes de farmácias como Abrafarma, Febrafar e Franquias.

        Participação ativa na construção dos programas de relacionamento no varejo farma como Programa Conexão, Rede Diabetes Nós Cuidamos, Venda Mais etc.

        Grande expertise e conhecimento das ferramentas de auditoria como IMS, Nielsen, Close-up, Pharmalink e outras.

        Implementação de modelos de “go to market” nas áreas de Higiene, Beleza e Nutrição, com ganhos significativos de participação de mercado e de crescimento nas vendas.

      • Werner Kugelmeier

        Werner KugelmeierCoordenador de Canvas Empresarial

        É autor do livro sobre administração “PRISMA – Girando a Pirâmide Corporativa”, um guia que facilita a carreira empresarial.

        Durante 25 anos, atuou como executivo em companhias multinacionais e desenvolveu negócios em mais de 60 países, nos cinco continentes.
        Desde 2000, atua na Área de Educação Executiva, atualmente à frente da WK PRISMA, uma empresa de treinamento empresarial.

        Ministra treinamentos de Gestão Empresarial, utiliza o CANVAS, o método de TUDO numa página. Graduado em Administração de Empresas e Direito, na Alemanha. Já participou de cursos de práticas avançadas de Gestão Empresarial nos Estados Unidos.

        Ministrou treinamentos em diversas empresas como B.I. International, EMBRAER, GMAC, GOL, Itaú, Microsoft, TOTVS, Votorantim.

  • Palavra do Presidente

    Professor Rodnei Domingues - PresidenteO mercado de Consultoria e Treinamento possui um vasto campo e um grande potencial de crescimento, tendo em vista que estes serviços são demandados por todos os tipos de empresas, instituições e governos.

    A consultoria, que consiste na análise e racionalização dos processos, minimização dos riscos, estruturação ou reestruturação de organogramas, posicionamento ou reposicionamento estratégico, indução a inovação e criação ou consolidação de uma cultura empreendedora, contribui com o fortalecimento das organizações.

    O treinamento, que consiste no desenvolvimento de competências pessoais, técnicas ou organizacionais, contribui como uma ferramenta de melhoria no desempenho.

    Essas forças complementares constituem o princípio da dualidade, necessário para o crescimento e o desenvolvimento sustentável de uma empresa, instituição e consequentemente de um país.

    Sabemos que o segmento das Empresas de Consultoria e Treinamento cresceu significativamente nos últimos anos, mas a inexistência de fontes confiáveis de informações consolidadas sobre esse mercado dificulta a análise e, ao mesmo tempo, nos alerta sobre a necessidade de criação de mecanismos de apuração dessas informações, para que no futuro possamos nortear nossos negócios com base em dados confiáveis.

    Há uma tendência em todo o mundo de ampliação da contratação de Empresas de Consultoria e no Brasil não será diferente. Os principais motivos para que isso aconteça são:

    - Situações cada vez mais complexas que exigirão a orientação de especialistas;
    - A contratação de especialistas para resolver problemas pontuais de forma mais econômica que a contratação de um profissional permanente.

    - O contato com um especialista externo que traga na bagagem experiências adquiridas em outras empresas a fim de ampliar as possibilidades de ¨benchmarking” e inovações importantes.

    Esse segmento, assim como todos os outros, tem um grande índice de concentração. No cenário internacional, quatro empresas detém uma grande fatia do mercado, são conhecidas como "as big four". São elas: PricewaterhouseCoopers (PwC), Ernest & Young (EY), Deloitte e KPMG.

    No Brasil, essas empresas têm um papel e uma participação importante de destaque dentro do segmento. Todavia, além dessas existem mais de 100 mil empresas, registradas como Empresas de Consultoria, a maioria de pequeno porte, constituída por menos de cinco pessoas, que concorrem com as grandes por atenderem demandas diferentes.

    São empresas de Consultoria e Treinamento das mais diversas especialidades, que abrangem todas as áreas do conhecimento.

    Uma boa parte dessas empresas tem a sua frente especialistas com profundo conhecimento e experiência em sua área de atuação e, por isso, prestam serviços de qualidade a seus clientes.

    O percentual de empresas pequenas e médias que usam os serviços de consultores e instrutores externos ainda está abaixo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse é um dos motivos que nos leva a concluir que o potencial de crescimento desse segmento ainda é grande.

    Em um estudo realizado no primeiro semestre de 2016, através do Axxus Institute, apurou que nos Estados Unidos, o percentual médio investido por pequenas e médias empresas, em consultoria e treinamento é quatro vezes maior que no Brasil.

    Em uma sondagem realizada no mesmo período se constatou que a maioria dos empresários brasileiros, que contrataram serviços de consultoria e treinamento em 2015, demonstraram-se muito satisfeitos com os resultados.

    Existem ainda oportunidades de melhoria nas relações entre consultorias e clientes, as quais destacamos:

    - Contratos mais elaborados, a fim de evitar possíveis impasses e litígios;
    - Transparência na precificação dos serviços que serão prestados, refletindo o acordado entre as partes contratantes;
    - Definição detalhada das responsabilidades de cada uma das partes;
    - Gerenciamento e acompanhamento dos projetos de consultoria contratados;
    - Feedback entre as equipes de trabalho, após a finalização da contratação.

    A FEBRAEC, como instituição de fomento sem fins lucrativos, tem como objetivos de contribuir para que esses avanços ocorram e que as empresas de Consultoria e Treinamento se aproximem mais dos seus potenciais clientes, além de proporcionar aos seus associados as oportunidades de ampliação de seus negócios e a melhoria da qualidade de seus serviços.

    O compromisso da FEBRAEC é com o desenvolvimento das empresas de Consultoria e Treinamento e consequentemente com os clientes e com o país.

    Professor Rodnei Domingues - Presidente

  • Instituições Parceiras
    Axxus
    unicamp
    febrafar
  • Fotos da FEBRAEC
    Sede da FEBRAEC
    Sede da FEBRAEC
  • Câmara De Mediação, Conciliação e Arbitragem

    A Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento sabe que a solução de um conflito ou disputa nas vias ordinárias pode demandar custos e prejuízos impactantes e que uma Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem é uma via alternativa de acesso à justiça para a solução de controvérsias.

    Por isso, mais uma vez, a FEBRAEC mostra que é vanguarda no mercado de Consultorias e Treinamentos e instala sua própria câmara de mediação de conflitos, atenta às Leis Federais No. 9.307/1996 e No. 13.140/2015.

    O que significa que nossos consultores estão preparados para atuar como Mediadores e Árbitros. Eles trabalham em diversos segmentos do conhecimento humano e permitem que nossos clientes e usuários tenham acesso a mais adequada forma de solução de conflitos.

    Os serviços contemplam a indicação de Mediadores e Árbitros para atuarem em procedimentos dessa natureza e também a capacitação para o exercício da função. Além disso, nossa equipe de consultores da área jurídica e contratual auxilia na elaboração de documentos próprios da Mediação e Arbitragem, como cláusula compromissória, convenção de arbitragem, atas de mediação e acompanhamento, ou seja, ajuda em todas as atividades de suporte.

    A vantagem de recorrer a essa via é a rapidez, o baixo custo e a possibilidade de contar com Mediadores, Conciliadores e Árbitros com conhecimento técnico da situação específica, habilidade para intermediar conflitos e maximizar a possibilidade de acordo.

    Se tiver interesse em contar com os serviços da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FEBRAEC, envie uma mensagem que nós entraremos em contato. A nossa equipe está pronta para atendê-lo.

  • Termos de Uso

    1. Bem-vindo à FEBRAEC.

    Este Termo regulamenta o uso da Home Page e Acessos da FEBRAEC, bem como os serviços/produtos neste oferecidos e fornecidos pelo FEBRAEC – Federação Brasileira, das Empresas de Consultoria e Treinamento, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter associativo, com sede na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, nº 37, Bairro Jardins, São Paulo, SP, CEP 01311-902, inscrita no CNPJ sob o nº 91.088.328/0001-67, aos usuários de nosso site, associados ou consultores cadastrados.

    A utilização do Site, Portal e suas facilidades ou serviços, mesmo que gratuitos, por você implica na aceitação integral e plena deste Termo e Política de Privacidade. Deste modo, é importante que você o leia com atenção.

    A utilização de nossos serviços, facilidades e benefícios, no site ou na condição de associado ou consultor cadastrado, virtualmente ou fisicamente, também se submete aos demais termos, avisos, regulamentos de uso e instruções disponibilizados ao usuário, bem como às eventuais atualizações realizadas neste Termo, nas deliberações de Assembleia e nos documentos institucionais da FEBRAEC (Estatuto e Regimento Interno). Deste modo, é imprescindível que você fique atento às atualizações disponibilizadas no Portal e outras comunicações da FEBRAEC, principalmente, considerando que eventuais alterações em condições, promoções ou política de taxas de adesão ou contribuições para participar de treinamentos ou utilização de serviços poderão ser alterados a qualquer momento e serão vigentes a partir do ato de sua aprovação pelos órgãos sociais da FEBRAEC.

    2. Condições de acesso e utilização do portal FEBRAEC.

    Para navegar no Portal FEBRAEC, não lhe será exigido a realização de cadastro. Você terá acesso ao seu próprio dispositivo, celular, computador ou tablet, com conteúdos específicos baseados em escolhas de navegação. Você também poderá acessar o Portal fazendo login por sua conta de usuário, como associado ou consultor cadastrado, inclusive, por suas contas do Facebook ou Google Plus, o que lhe possibilitará o acesso a informações e serviços de forma integrada e interativa, quando disponibilizados. Neste caso, não se esqueça que, independente da conta escolhida para o acesso, o login e senha de acesso são pessoais e de sua responsabilidade. Por isso, é importante que você os mantenha sob sigilo.

    Se você fizer mau uso do Portal ou de seu cadastro, infringindo leis, disposições deste Termo de Uso ou da Política de Privacidade, a FEBRAEC poderá suspender ou mesmo interromper os serviços prestados ou disponibilizados a você. Para melhor se orientar, solicite informações a nossa equipe pelos mecanismos de contato ou visite, no Portal, a informações que necessitar.

    A utilização do Portal ou dos Serviços não lhe permite reproduzir, copiar, distribuir, permitir o acesso público, transformar e/ou modificar os conteúdos deste, a menos que possua a prévia autorização do titular dos correspondentes direitos ou que o faça com permissão legal. Não há, por meio do uso do Portal ou dos serviços, qualquer transferência ou conferência de propriedade intelectual sob o conteúdo acessado.

    O Portal da FEBRAEC e seus Serviços e ou Facilidades não exibe a você apenas conteúdos próprios, mas também de terceiros parceiros. Os conteúdos disponibilizados por terceiros são de reponsabilidade destes. Assim, se a FEBRAEC detectar nestes conteúdos qualquer conteúdo ilícito ou em contrariedade ao seu Termo de Uso ou Política de Privacidade ficará a seu critério a remoção de determinado conteúdo e a notificação às autoridades competentes.

    O Portal FEBRAEC permite uma rica interação com as diversas redes sociais, permitindo a você que compartilhe conteúdos e informações de seu interesse. Todavia, é importante lembrar que ao acessar ícones ou links disponibilizados no Portal, você estará sujeito aos Termos de Uso e Política de Privacidade vinculada ao site acessado. A FEBRAEC recomenda que você o leia com atenção para garantir uso informado e consciente dos serviços disponibilizados.

    Se você for criança ou adolescente, ou seja, com idade inferior a 18 anos ou não emancipado, lembre-se que, para navegar no Portal FEBRAEC, estas pessoas precisam de permissão ou supervisão dos pais ou responsáveis legais durante a navegação, não havendo qualquer responsabilidade da FEBRAEC pelo mal uso realizado pelos usuários e demais usuários do Portal.

    3. Das responsabilidades

    A FEBRAEC disponibilizará o seu Portal de modo a sempre oferecer as informações de caráter geral aos usuários, sendo restrito a associados e consultores cadastrados as facilidades e demais serviços conforme disposições de seu estatuto, com ou sem retribuição de taxas associativas e outros encargos, sendo que quaisquer interrupções na prestação destes serviços, em razão de ocorrências técnicas, operacionais ou imprevisíveis em razão da natureza do serviço oferecido, serão solucionadas de maneira célere e efetiva possível. Caso tenha qualquer problema na utilização de nossos serviços, não deixe de contatar nossa equipe de relacionamento.

    A FEBRAEC concede a terceiros parceiros espaço para publicação de anúncios , por isso, é de responsabilidade destes os conteúdos veiculados.

    O Portal possui ainda dispositivos técnicos denominados “links de acesso”, tais como banners, botões, diretórios e ferramentas de busca que permitem aos usuários ter acesso a páginas próprias e eventualmente pertencentes a terceiros. Assim, você deve estar ciente que, ao clicar em um destes “links de acesso”, será direcionado a páginas externas e que não são de titularidade da FEBRAEC, motivo pelo qual não garantimos nem assumimos qualquer tipo de responsabilidade pelos danos e prejuízos de qualquer natureza que possam decorrer do acesso a estas páginas ou dos conteúdos ali disponibilizados.

    A FEBRAEC poderá disponibilizar em seu Portal ou produtos espaços interativos para comentários dos internautas, blogs de discussão entre outras atividades típicas. Os conteúdos publicados por assinantes ou visitantes nos produtos interativos é de inteira responsabilidade de quem os publicou, podendo ou não haver revisão ou fiscalização ou remoção e não publicação pela FEBRAEC nos referidos conteúdos, quando contrários a nossos Princípios, Estatutos ou ilícitos. Caso você identifique algum conteúdo ofensivo disponibilizado no Portal ou nos Serviços, comunique a rede de contatos da FEBRAEC, por meio do endereço eletrônico contato@febraec.org.br.

    4. Segurança

    A FEBRAEC preza pela segurança, sigilo e inviolabilidade de todos os dados cadastrais fornecidos por você. No entanto, você deve estar ciente que as medidas de segurança na Internet não são infalíveis, principalmente em razão da rápida evolução do ambiente virtual. Deste modo, a FEBRAEC não se responsabiliza por danos e/ou prejuízos decorrentes de caso fortuito ou força maior.

    No mais, para que você saiba como a FEBRAEC trata seus dados pessoais e protege a sua privacidade quando você acessa o Portal e os serviços neste disponibilizados, sugere-se a leitura da Política de Privacidade da FEBRAEC.

    5. Uso indevido do portal FEBRAEC

    Se durante a utilização do Portal ou de qualquer serviço, você constatar a ocorrência de alguma atividade ilícita, contrária a este Termo, à Política de Privacidade da FEBRAEC, a preceitos éticos ou ofensiva, poderá enviar uma comunicação à FEBRAEC por meio do endereço ouvidoria@febraec.org.br contendo os seguintes dados:

    (a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico;

    (b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida no Portal e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

    (c) fatos e/ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade;

    (d) declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos.

    A FEBRAEC se reserva o direito de remover, sob seu exclusivo critério, sempre que possuir condições técnicas para tanto e a qualquer momento, todo conteúdo ofensivo, contrário à Lei, a este Termo, à Política de Privacidade, às Condições Particulares de certos Serviços e demais avisos, regulamentos de uso e instruções disponibilizados no Portal e/ou Serviços, independente da anuência do usuário ou terceiro que o publicou.

    6. Sobre estes termos

    Para se adaptar às expectativas dos usuários, a FEBRAEC poderá modificar este Termo de Uso. Assim, é importante que você o consulte regularmente e caso não concorde com as alterações promovidas, entre em contato com nossos canais de relacionamento ou descontinue o uso do seu serviço ou associação.

    7. Da comunicação da FEBRAEC com o usuário

    As notificações e comunicações do FEBRAEC a você serão preferencialmente realizadas por meio de e-mail. As comunicações, igualmente, poderão ser realizadas das seguintes formas:

    (a) envio de carta ao domicílio do usuário quando este tiver fornecido um endereço válido à FEBRAEC;

    (b) comunicação telefônica ao número fornecido pelo Usuário;

    (c) mediante publicação de mensagens relacionadas aos Serviços prestados pela FEBRAEC no Portal;

    (d) mediante mensagens SMS ao celular fornecido pelo usuário.

    As comunicações e notificações serão realizadas por meio dos dados informados por você e consideradas efetivas, sendo imprescindível, para tanto, que você mantenha seus dados atualizados.

    8. Duração da prestação de serviços

    O Portal e os demais Serviços tem duração indeterminada, estando facultado à FEBRAEC alterar, extingui-los, suspendê-los ou interrompê-los a qualquer momento, nos termos de seus atos institucionais.

    9. Lei aplicável e eleição de foro

    Todos os itens deste Termo de Uso são regidos pelas leis vigentes no ordenamento jurídico brasileiro. Para todos os assuntos referentes à interpretação, ao cumprimento ou qualquer outro questionamento relacionado a este Termo de Uso, as partes concordam em se submeter ao Foro da Comarca de São Paulo.

  • Política de Privacidade

    Ao utilizar os serviços ou acessos da FEBRAEC, você compartilha inúmeras informações. Isso é muito importante para que os serviços sejam aprimorados e para que você tenha uma experiência online única e personalizada. Além disso, ao conhecer a política de privacidade da FEBRAEC, você poderá contribuir para a modulação da sua experiência no Portal de acordo com as suas escolhas de navegação, sua condição como internauta, associado ou consultor credenciado.

    Para se adaptar às expectativas dos usuários, associados, credenciados e o público em geral, a FEBRAEC poderá modificar a sua Política de Privacidade. Assim, é importante que você consulte nossa política regularmente e caso não concorde com as alterações promovidas, entre em contato com nossos canais de relacionamento ou descontinue o uso do seu serviço ou associação.

    Esta Política se aplica a todos os eventos, serviços ou acessos oferecidos e fornecidos pelo FEBRAEC com exceção daqueles que possuam Políticas de Privacidades específicas ou uso exclusivos na condição dos associados da FEBRAEC. A presente Política de Privacidade igualmente não se aplica a serviços e produtos oferecidos por empresas parceiras por meio de anúncios ou links no Portal.

    Listamos abaixo informações essenciais para uma navegação livre e consciente. Por favor, leia com atenção, pois estas disposições regulam a sua relação com o portal FEBRAEC!

    Como e quais as informações compartilho com a FEBRAEC?

    Você compartilha informações pessoais e de acesso de formas distintas:

    Ao fornecer informações pessoais por meio de cadastros. Ao criar uma conta própria para navegar no Portal ou ter acesso à FEBRAEC como associado ou credenciado, ao contratar os serviços ou utilizá-los sazonalmente neste disponibilizados ou em suas sedes ou eventos, ao enviar formulários promocionais, ao postar conteúdos e em outras situações, você preenche cadastros, informando nome, endereço, CEP, número do registro junto ao Cadastro de Contribuintes (CPF), número do registro geral (RG), telefone para contato, nacionalidade, dados financeiros, que são armazenadas pela nossa equipe de TI.

    Assim, a veracidade dos dados fornecidos é de suma importância, tendo em vista ser por meio destes que a FEBRAEC realizará qualquer contato com você, o que o torna responsável pelas declarações que prestar e que vierem a causar prejuízos a si mesmo, à FEBRAEC e/ou a terceiros.

    Ao compartilhar informações de acesso durante a sua navegação. Ao navegar no Portal sem desabilitar Cookies sem optar por uma navegação anônima ou ainda sem ter realizado o descadastramento (opt-out) da plataforma Data Management Platform (DMP), você compartilha com a FEBRAEC o seu histórico de acesso de aplicações, sendo este armazenado por meio do emprego de tecnologias específicas para coleta de informações (“Identificadores Anônimos” e “cookies”). Este compartilhamento, entretanto, não abrange o armazenamento de dados ou informações pessoais suas, tais como: nome, endereço, e-mail, entre outros, mas tão somente proporciona a você uma interação com o Portal e serviços neste disponibilizados de acordo com suas escolhas de navegação, de forma que estas moldarão os serviços e anúncios oferecidos a você.

    Sendo assim, ao acessar as páginas do Portal e fazer uso dos Serviços da FEBRAEC sem desabilitar tais tecnologias (“Identificadores Anônimos” ,“cookies” ou realizar o descadastramento/opt-out do “DMP”), você expressamente escolhe este tipo de navegação voltado exclusivamente aos seus interesses e, portanto, autoriza o armazenamento de informações por meio destas tecnologias.

    Como a FEBRAEC utiliza as informações que compartilho?

    As informações que você compartilha com a FEBRAEC têm como finalidade a gestão, administração, prestação, ampliação e melhoramento do Portal e dos Serviços. Além disso, considerando a possibilidade de o usuário moldar a sua navegação em relação aos dados que lhe são relevantes, a utilização das informações compartilhadas permitem a autodeterminação de uso de informação pelo usuário.

    A FEBRAEC poderá compartilhar os dados por você fornecidos com outras empresas, parceiros ou terceiros parceiros, no Brasil ou exterior, sempre respeitando às finalidades adstritas ao seu compartilhamento, sendo certo que para tanto a FEBRAEC solicitará sua prévia anuência.

    Além disso, a FEBRAEC utilizará seus dados cadastrais fornecidos por meio de formulários eletrônicos disponibilizados no Portal e nos Serviços, para melhor direcionar a você conteúdo comercial, publicitário ou patrocinado, em suas páginas.

    Quanto às informações de acesso por você compartilhadas ao visitar o Portal FEBRAEC e armazenadas por meio de “Identificadores Anônimos” ou de “cookies”, estas também serão utilizadas com o intuito de aperfeiçoar o Portal e os serviços de acordo com as suas escolhas de navegação, bem como para gerar dados estatísticos gerais com finalidade informativa e comercial. Estas informações igualmente poderão ser compartilhadas com terceiros parceiros, no entanto, sem que sejam revelados nomes ou dados de sua navegação, da mesma forma, que caso você navegue em sites de parceiros, os registro de sua navegação nestes sites serão compartilhados por estes parceiros com a FEBRAEC.

    Em havendo solicitação formal por qualquer autoridade pública, você está ciente de que a FEBRAEC encaminhará seus dados pessoais, independente de notificação prévia.

    A quais serviços e conteúdos acessados esta Política não se aplica?

    Esta Política de Privacidade não se aplica aos conteúdos referentes a anúncios e links publicados por parceiros da FEBRAEC. Nesses casos, é imprescindível que você, ao acessar tais publicações, procure e leia a Política de Privacidade vinculada ao conteúdo por você acessado.

    Quais as minhas opções quanto ao armazenamento de dados pela FEBRAEC?

    O compartilhamento dos seus dados é sempre uma escolha feita por você. Lembre-se que você pode desabilitar “cookies” antes da navegação, realizar a navegação anônima ou ainda se descadastrar (opt-out) da tecnologia de Data Management Platform (DMP) utilizada pela FEBRAEC.

    A FEBRAEC adverte, no entanto, que alguns serviços poderão ser significativamente prejudicados ou até mesmo se tornarem inacessíveis, se você escolher não compartilhar seus dados de acesso ou informações pessoais.

    Quanto ao compartilhamento de informações de acesso por “Identificadores Anônimos” ou “cookies”, caso este não seja de seu interesse, basta ajustar a configuração de seu navegador ou de seu dispositivo de acesso à Internet. Desta forma, será necessário que você efetue novo registro a cada vez que acessar um serviço que requeira um cadastro prévio, já que todos os Identificadores Anônimos (e não apenas os da FEBRAEC) serão desabilitados do seu navegador. Importante que tais posturas caso prejudiquem ou diminuam a acessibilidade do conteúdo do Portal FEBRAEC é de inteira responsabilidade do usuário, já que a escolha é feita por ele próprio no ato que assim queira navegar.

    Minhas informações estão protegidas com a FEBRAEC?

    A FEBRAEC se preocupa com a segurança das suas informações e, por isso, adota os níveis elevados de segurança de proteção de dados baseados nas melhores práticas adotadas pelo mercado, tomando todas as medidas necessárias para evitar a perda, mau uso, alteração, acesso não autorizado ou subtração indevida dos seus dados pessoais. Alguns destes meios são as senhas de segurança e as criptografias utilizadas em seus servidores e nos dados trafegados.

    Apesar dos esforços empreendidos pela FEBRAEC a fim de garantir a segurança dos seus dados, a utilização de serviços e o acesso a conteúdos da internet, envolve alguns riscos e exposições. Assim, é imprescindível você também faça a sua parte, tomando as seguintes medidas que podem reduzir os riscos envolvidos:

    · nunca informe sua senha a terceiros.
    · crie uma senha difícil de ser adivinhada, combinando letras, números e caracteres especiais.
    · evite utilizar uma única senha para vários sites e não esqueça de trocá-las periodicamente ou imediatamente em caso de suspeita que foi comprometida.
    · use o botão “sair” ou “logoff”, após finalizar sua navegação.
    · atenção redobrada ao acessar contas pessoais em computadores ou redes de acesso público.
    · tenha sempre o sistema operacional e antivírus atualizado.

    A senha é a primeira linha de defesa contra o acesso não autorizado. Quanto mais complexa ela for mais forte a proteção contra ataques e violação da sua privacidade.

    Para simplificar, você pode criar senhas fortes a partir de fatos ou situações significativas, por exemplo:

    Minha atividade há 18 Anos e 5 meses

    Utilize a primeira letra de cada palavra e números dessa frase, criando a senha Mah18Ae5m, uma senha complexa, porém fácil de ser memorizada.

    Quais conteúdos são personalizados a partir das informações que compartilho?

    Praticamente todo conteúdo que você acessa nos serviços da FEBRAEC pode ser personalizados, muito embora, a FEBRAEC disponibilize também a você serviços e notícias de interesse geral. Isso significa que ao invés de mostrar o mesmo conteúdo para todos os usuários, a FEBRAEC pode construir um perfil baseado no seu histórico de acesso de aplicações, apresentando-lhe, além dos conteúdos e serviços de interesse geral, conteúdos e serviços mais próximos aos seus interesses ou da divulgação das atividades de nossos associados e credenciados.

    Isso ocorre em inúmeras situações: nas páginas do Portal, em comunicações eletrônicas, e em anúncios e publicidade apresentados a você.

    Em relação às publicidades personalizadas, caso você não opte por desabilitar cookies ou navegar de forma anônima, estas serão direcionadas a você, em razão de produtos observados em visitas a outros sites. Nesta situação, caso não seja de seu interesse recebe-las, você poderá desabilitar o banner da publicidade, clicando no ícone localizado no canto direito deste. Vale lembrar que somente as publicidades personalizadas conterão este ícone e esta possibilidade de desabilitação.

    A personalização é vantajosa, pois permite disponibilizar a você uma plataforma, que apesar de conter conteúdos de interesse geral, é modulada de forma a aproximar-se ao máximo de seus interesses e preferências.

    Não sou o único usuário deste computador. Deve ter algum cuidado com a minha privacidade ?

    É muito importante que você tome certos cuidados ao compartilhar um computador com outras pessoas. Isso porque as suas informações pessoais ficam vinculadas não apenas ao seu perfil de cadastro, mas também ao navegador web (browser) utilizado.

    Assim, o histórico de acesso de aplicações de todas as pessoas que fizeram uso do mesmo navegador web (browser) ficará à disposição de quem vier acessá-lo, o que poderá comprometer a privacidade dos demais usuários.

    Existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar este compartilhamento de informações entre usuários de um mesmo aparelho (computador, celular, tablet) ou navegador web (browser), são elas: a criação de uma conta no próprio aparelho (computador, celular, tablet) para cada usuário; a utilização da navegação anônima; e a desabilitação de “cookies”.

    Outras dúvidas e deliberações sobre a Política de Privacidade da FEBRAEC?

    Naturalmente, outras questões ou dúvidas podem ser encaminhadas para nossa equipe de relacionamento, bem como para a ouvidoria ou diretamente para nossos diretores que prontamente poderão responder ou encaminhar para os canais institucionais internos para a solução.

    Sejam bem vindos e naveguem pela FEBRAEC!

    Contato Ouvidoria

Compartilhe esta página em suas redes sociais