MENU
PRODUTOS

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

Professor Rodnei Domingues - PresidenteO mercado de Consultoria e Treinamento possui um vasto campo e um grande potencial de crescimento, tendo em vista que estes serviços são demandados por todos os tipos de empresas, instituições e governos.

A consultoria, que consiste na análise e racionalização dos processos, minimização dos riscos, estruturação ou reestruturação de organogramas, posicionamento ou reposicionamento estratégico, indução a inovação e criação ou consolidação de uma cultura empreendedora, contribui com o fortalecimento das organizações.

O treinamento, que consiste no desenvolvimento de competências pessoais, técnicas ou organizacionais, contribui como uma ferramenta de melhoria no desempenho.

Essas forças complementares constituem o princípio da dualidade, necessário para o crescimento e o desenvolvimento sustentável de uma empresa, instituição e consequentemente de um país.

Sabemos que o segmento das Empresas de Consultoria e Treinamento cresceu significativamente nos últimos anos, mas a inexistência de fontes confiáveis de informações consolidadas sobre esse mercado dificulta a análise e, ao mesmo tempo, nos alerta sobre a necessidade de criação de mecanismos de apuração dessas informações, para que no futuro possamos nortear nossos negócios com base em dados confiáveis.

Há uma tendência em todo o mundo de ampliação da contratação de Empresas de Consultoria e no Brasil não será diferente. Os principais motivos para que isso aconteça são:

- Situações cada vez mais complexas que exigirão a orientação de especialistas;
- A contratação de especialistas para resolver problemas pontuais de forma mais econômica que a contratação de um profissional permanente.

- O contato com um especialista externo que traga na bagagem experiências adquiridas em outras empresas a fim de ampliar as possibilidades de ¨benchmarking” e inovações importantes.

Esse segmento, assim como todos os outros, tem um grande índice de concentração. No cenário internacional, quatro empresas detém uma grande fatia do mercado, são conhecidas como "as big four". São elas: PricewaterhouseCoopers (PwC), Ernest & Young (EY), Deloitte e KPMG.

No Brasil, essas empresas têm um papel e uma participação importante de destaque dentro do segmento. Todavia, além dessas existem mais de 100 mil empresas, registradas como Empresas de Consultoria, a maioria de pequeno porte, constituída por menos de cinco pessoas, que concorrem com as grandes por atenderem demandas diferentes.

São empresas de Consultoria e Treinamento das mais diversas especialidades, que abrangem todas as áreas do conhecimento.

Uma boa parte dessas empresas tem a sua frente especialistas com profundo conhecimento e experiência em sua área de atuação e, por isso, prestam serviços de qualidade a seus clientes.

O percentual de empresas pequenas e médias que usam os serviços de consultores e instrutores externos ainda está abaixo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse é um dos motivos que nos leva a concluir que o potencial de crescimento desse segmento ainda é grande.

Em um estudo realizado no primeiro semestre de 2016, através do Axxus Institute, apurou que nos Estados Unidos, o percentual médio investido por pequenas e médias empresas, em consultoria e treinamento é quatro vezes maior que no Brasil.

Em uma sondagem realizada no mesmo período se constatou que a maioria dos empresários brasileiros, que contrataram serviços de consultoria e treinamento em 2015, demonstraram-se muito satisfeitos com os resultados.

Existem ainda oportunidades de melhoria nas relações entre consultorias e clientes, as quais destacamos:

- Contratos mais elaborados, a fim de evitar possíveis impasses e litígios;
- Transparência na precificação dos serviços que serão prestados, refletindo o acordado entre as partes contratantes;
- Definição detalhada das responsabilidades de cada uma das partes;
- Gerenciamento e acompanhamento dos projetos de consultoria contratados;
- Feedback entre as equipes de trabalho, após a finalização da contratação.

A FEBRAEC, como instituição de fomento sem fins lucrativos, tem como objetivos de contribuir para que esses avanços ocorram e que as empresas de Consultoria e Treinamento se aproximem mais dos seus potenciais clientes, além de proporcionar aos seus associados as oportunidades de ampliação de seus negócios e a melhoria da qualidade de seus serviços.

O compromisso da FEBRAEC é com o desenvolvimento das empresas de Consultoria e Treinamento e consequentemente com os clientes e com o país.

Professor Rodnei Domingues - Presidente

Compartilhe esta página em suas redes sociais